Marshall Eakin: “Mudei da América hispânica para o Brasil fascinado por sua cultura”
em 24/04/2009

Marsahll Eakin é professor de história latino-americana na Universidade Vanderbilt e ocupa hoje uma posição chave para os estudos brasilianistas nos Estados Unidos, como presidente da BRASA – Brazilian Studies Association. É autor de vários livros sobre o Brasil – Brazil: The Once and Future Country (1977), Tropical Capitalism: The Industrialization of Belo Horizonte, Brazil, (2001) e The History of Latin America: a Collision of Cultures, (2007).

Marshall Eakin foi convidado para participar do I Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, e sua entrevista aborda vários aspectos da presença da cultura brasileira e sua divulgação e estudos, principalmente nos Estados Unidos.
O primeiro segmento da entrevista trata precisamente de sua “transformação” de estudioso da América hispânica em brasilianista.

O segundo segmento aborda a importância dos brasilianistas nos Estados Unidos, não apenas como estudiosos, mas também como “embaixadores da cultura brasileira”.

Os desafios para o ensino da cultura brasileira nos Estados Unidos: o idioma e a falta de traduções. Quais os autores usados nos cursos sobre o Brasil nos EUA. Estes foram os temas do segundo segmento da entrevista de Marshall Eakin.

No último segmento de sua entrevista, Marshall Eakin assinala a importância das políticas públicas de apoio à divulgação da cultura brasileira e aponta também para o início da presença das empresas brasileiras que atuam no exterior no financiamento desses projetos.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.