Obra de João Almino ganha edição argentina
em 20/09/2010

Acaba de ser editado na Argentina o mais recente livro do escritor João Almino. Tendencias de la literatura brasileña – escritos en contrapunto, publicado no país pele editora Leviatán, é uma coletânea de textos que vão desde a análise de obras de autores como Machado de Assis e Clarice Lispector até questões como a construção de Brasília e a relação entre a literatura brasileira e a portuguesa.

Os artigos reunidos no volume são resultado da soma, na vida do escritor, da paixão pela literatura e a profissão de diplomata — que Almino divide com escritores como João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa e Vinicius de Moraes, por exemplo. As “observações literárias” que compõem a obra nasceram em consequência de viagens, participações em congressos e conferências.

Segundo a apresentação do volume, Tendencias de la literatura brasileña é um livro “de e para os amantes da literatura, para quem busca o ritmo (…), para quem persegue o anelo profundo que dá sentido ao ato da leitura e, claro, ao da escritura”.

João Almino, além de escritor e diplomata, foi professor visitante em diversas universidades americanas, como Stanford e Berkeley, tendo ainda organizado antologias de poesia brasileira nos Estados Unidos. No site do Conexões você tem acesso a uma entrevista em vídeo em que Almino fala sobre a presença da literatura brasileira no exterior e outros temas.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.