Portugal recebe Colóquio de Estudos Literários
em 28/09/2010

A Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga recebe nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, próximas quinta e sexta-feira, o Colóquio Internacional de Estudos Literarários Pensar a literatura no século XXI.

Participam do encontro pesquisadores e professores de universidades de Portugal, Inglaterra, França, Espanha, Brasil, Polônia, Dinamarca, entre outros países. As sessões de trabalho discutem temas como teoria literária e literatura comparada, história e ensino de literatura e tendências da literatura contemporânea, onde a produção brasileira recebe atenção.

Leonardo Tonus, brasileiro professor na Sorbonne e mapeado do Conexões, apresenta o trabalho “Uma escrita à flor da pele”, sobre Adriana Lisboa. A professora Regina Zilberman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul fala sobre “Desafios da literatura brasileira na primeira década do século XXI”, e o professor da Universidade Coruña Carlos P. Martinez Pereiro apresenta trabalho sobre Nuno Ramos intitulado “E cada gesto seria um texto (o carácter compósito de Ó de Nuno Ramos, paradigma de literatura híbrida)”.

A conferência de abertura do evento será proferida pelo professor Vítor Aguiar e Silva, da Universidade do Minho, e tem como tema “A Pós-Teoria: Eclipse ou metamorfose da Teoria?”. Haverá ainda conferências dos professores Naomi Segal, da University of London, José A. Cardoso Bernardes, da Universidade de Coimbra, Jean Bessiere, da Sorbonne/Paris III, e Darío Villanueva, da Universidade Santiago de Compostela.

Confira a programação completa do colóquio.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.