Acontece nesta quinta-feira, dia 18, na Maison des Sciences de l’Homme et de la Société (MSHS) da Universidade de Poitiers, o encontro intitulado “Literatura de Cordel” et littératures populaires du Portugal et du Brésil: nouvelles lectures, nouvelles approches à l’ère numérique. O evento ocorre das 9h às 17h, e integra o programa Jornada de estudos internacionais da Universidade.
A organização do encontro é dos professores Michel Riaudel e Sandra Teixeira, mestres de conferência do Departamento de Português da universidade e membros do Centre de Recherches Latino-Américaines – Archivos. O evento faz parte das atividades do CRLA-Archivos, especificamente do projeto “Corpus Cordel/Cantel”, apoiado pelo MSHS da Université de Poitiers e pelo Instituto Camões.
Haverá comunicações em português e em francês. Entre os objetivos do encontro estão discutir aportes tradicionais e perspectivas recentes para a pesquisa em torno do cordel e da literatura popular, além de delinear as possibilidades dos arquivos virtuais internacionais para o campo.
Entre os palestrantes estão Jean-Yves Mollier, professor do Centre d’histoire culturelle des sociétés contemporaines (Université Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines); Paulo Iumatti, professor do Instituto de Estudos Brasileiros (Universidade de São Paulo); Ana Paula Guimarães e José Barbieri, do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa e Rogério da Silva Lima, da Universidade de Brasília, entre outros.
Na Université de Poitiers está conservado o importante acervo de cordel compilado pelo professor Raymond Cantel, que a partir de 2007 passou a integrar o programa “Archives Virtuelles Latino-Américaines” da instituição.
Raymond Cantel foi professor do Departamento de Português de Poitiers, além de pioneiro na divulgação e ensino da literatura de cordel brasileira. O professor fez diversas visitas ao Brasil e desempenhou papel decisivo na compreensão, divulgação e valorização desta modalidade de escritura, tanto em sua atividade de pesquisador quanto na docente.
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