Viagem Literária pelo Brasil
em 29/03/2010


Editado por Alex Levitin e com prefácio de Gregory Rabassa, a Whereabouts Press acaba de lançar Brazil: a traveler’s literary companion. É uma coletânea de contos que, segundo seu organizador, fora o agrupamento por regiões, “não tem princípios”. Alex Levitin diz esperar que a riqueza e a diversidade do país, assim como sua “desordem” se reflitam na antologia.

Os autores vão de Machado de Assis a contemporâneos como Moacyr Scliar, Luis Fernando Veríssimo, Milton Hatoum, Flávio Carneiro e Luiz Ruffato, e os trinta e três contos procuram dar contas de todas as regiões do país. Contos sobre São Paulo e o Rio de Janeiro, entretanto, constituem quase a metade do volume, para, como diz Alex Levitin, expressar “a fraterna rivalidade” entre as duas maiores cidades do país.
Entre os tradutores encontramos vários “mapeados” pelo Conexões Itaú Cultural – Mapeamento Internacional da Literatura Brasileira: Alison Entrekin, Cristina Pinto-Bailey, Margaret Jul Costa, Clifford Landers e Ellen Doré Watson.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.