10 livros e 10 autores, num mapa para estrangeiros descobrirem o Brasil
em 28/01/2016

Um artigo no  jornal argentino La Nación propõe um olhar diferenciado sobre o Brasil por meio de sua literatura. Assinado por Natalia Blanc indica a leitura de dez obras com características regionais, de dez autores distintos. Situa, num mapa, cada um deles na região à qual retrata.


São sugeridas leituras de textos de autores canônicos e contemporâneos, necessariamente com versão em castelhano: Milton Hatoum, Guimarães Rosa, Dalton Trevisan, João Gilberto Noll, Luiz Ruffato, Machado de Assis, Jorge Amado, Graciliano Ramos, José de Alencar e Ferreira Gullar.


A pluraridade de vozes é atrelada à própria história do país, na visão da mapeada do Conexões Florencia Garramuño, diretora do Programa de Cultura Brasileira da Universidad de San Andrés, ouvida pela reportagem do La Nación.

 



 


Veja o mapa completo e leia a reportagem clicando na imagem, ou no link: http://bit.ly/1nqag4p.


Para saber mais sobre os autores indicados:


Dalton Trevisan – verbete

Ferreira Gullar – vídeo / verbete

Graciliano Ramos – verbete

Guimarães Rosa – verbete

João Gilberto Noll – vídeo / verbete

Jorge Amado – verbete

José de Alencar – verbete

Luiz Ruffato – vídeo / rádio / verbete

Machado de Assis – verbete

Milton Hatoum – vídeo / verbete

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.