A 25ª. Feira Internacional do Livro de Bogotá, que inaugura amanhã e recebe o Brasil como “País Invitado de Honor” será o local da primeira ação de porte no programa de divulgação internacional da literatura brasileira que está sendo desenvolvido pela Fundação Biblioteca Nacional, e que culminará em 2013 com o Brasil como País Tema, da Feira de Livros de Frankfurt, a maior do mundo.
Além da presença em Feiras Internacionais de Livro, o programa da Fundação Biblioteca Nacional reativou, desde o ano passado o programa de Bolsas de Incentivo à Tradução de Autores Brasileiros.
O Conexões Itaú Cultural – Mapeamento Internacional da Literatura Brasileira estará presente, apresentado durante o evento, com vistas a uma possível adoção do modelo de trabalho pelos países membros do CERLAL – Centro Regional para o Livro na América latina e Caribe.
A presença brasileira em Bogotá inclui, além de numerosa delegação de autores de vários gêneros, apresentações de músicos e cantores brasileiros, festival de cinema e outras atividades culturais.
Entre os autores brasileiros presentes em Bogotá encontram-se nomes já consagrados e presentes no mercado internacional, e representantes das novas gerações de escritores. Dentre os presentes na FILBO, que irá até o dia 1 de maio, notamos Nélida Piñón, Ziraldo, Eric Nepomuceno, Fernando Moraes, Affonso Romano de Sant’Anna, Tatiana Salem Levy, Zuenir Ventura, Eric Nepomuceno, Ledo Ivo, Marcelino Freire, Tabajara Ruas, Marcelo Ferroni, Daniel Munduruku e muitos outros. A programação completa das atividades na feira pode ser acompanhada aqui.
Além da presença dos escritores, cantores, grafiteiros e grupos de dança, a FILBO terá duas exposições: Clarice Lispector e Cora Coralina.
Deixe um comentário