Conexões alcança a marca de 200 mapeados
em 07/09/2011

O Conexões Itaú Cultural – mapeamento Internacional da Literatura Brasileira, alcançou esta semana a marca de duzentos mapeados. Estes são tradutores, pesquisadores e professores de literatura brasileira, distribuídos em 28 países de todos os continentes – menos a Antártica, já que por enquanto não existem universidades por lá – e vinculados a 116 instituições acadêmicas ou ligadas à nossa literatura.
O 200º. Mapeado é o professor Pedro Schacht Pereira, da Ohio State University, nos Estados Unidos. Antes deles, os três últimos mapeados foram a professora Yun Jung Im Park, coreana que traduz para aquele idioma obras de autores brasileiros e ensina na Universidade de S. Paulo – USP, e os professores Narlan Matos Teixeira e Carla Alves da Silva, vinculados à University of Illinois, nos Estados Unidos.
Os duzentos mapeados citaram como objeto de interesse e estudo a 572 autores brasileiros, entre clássicos e contemporâneos, mostrando um amplo espectro de interesse pela literatura brasileira estudada, traduzida e apresentada ao público no exterior.
As tabelas estatísticas do projeto podem ser vistas aqui neste blog, na aba “Banco de Dados Online”.

Tags:

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.