Nesta sexta, 20 de março, o Conexões Itaú Cultural abre as atividades do Stand do Brasil no 35º Salão do Livro de Paris, com uma mesa sobre o mapeamento. Com dados exclusivos sobre o novo brasilianista e os novos cenários de estudos da Literatura brasileira no exterior, às 10h (no horário local, 6h no horário de Brasília).
Os consultores do projeto, o antropólogo e jornalista Felipe Lindoso e o professor e ensaísta João Cezar de Castro Rocha conversam com o professor e tradutor francês Pierre Rivas. No debate, apresentação de informações do mapeamento, na ativa desde 2008, com destaque para uma reflexão sobre o novo brasilianista que se desenha no exterior e sugestão de ações para uma política de internacionalização da literatura brasileira.
Às 12h (local, 8h em Brasília), o ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, discursa no stand. Na sequência é a vez do lançamento da 6ª edição da Machado de Assis Magazine – Literatura Brasileira em Tradução, co-editada pela Fundação Biblioteca Nacional e Itaú Cultural. A nova revista contém excertos de livros de 22 autores recém selecionados pelo seu conselho editorial, em traduções traduzidos para o inglês, espanhol e francês. Após a apresentação, o conteúdo será publicado no site da revista.
A lista dos autores selecionados para a Machado de Assis Magazine 6 está neste post.
Neste link a edição completa da revista.
Confira também a programação completa do stand brasileiro no Salão do Livro de Paris, bem como programações paralelas.
Deixe um comentário