Poeta, cantora, educadora, feminista, trabalhadora rural, líder comunitária e fundadora do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, Nazaré Flor é a personagem principal do documentário Terra de Nazaré, dirigido e idealizado pela jornalista brasileira Shaynna Pidori. O filme estreia no México no próximo sábado, 15 de fevereiro, no Centro Cultural Pedro López Elías (Tecuac No. 44 esquina San Lorenzo. Valle de Atongo, Tepoztlán, Morelos. CP 62520 , cidade Tepoztlán), às 18h30 (horário local).
A narrativa traz de volta Nazaré para contar sua história e a de seu lugar, o Assentamento Maceió, localizado no município de Itapipoca, no Ceará. A educadora faleceu aos 55 anos de idade, vítima de um câncer em 2007. O filme reúne imagens de seu cotidiano, gravadas em 2005, e relatos de mulheres da sua comunidade, de 2018, para registrar a memória dessa grande liderança. O documentário recebeu apoio do Rumos Itaú Cultural.
Assista ao trailer do documentário:
Trailer Terra de Nazaré from Shaynna Pidori on Vimeo.
O evento no México – que terá a presença da diretora brasileira Shaynna Pidori – promove, além da exibição, um debate entre a diretora e a fotógrafa Alejandra Novoa e uma perfomance da artista Roxana Bentes, acompanhada pelo músico Claudio Romanini.
Leia mais sobre o filme Terra de Nazaré.
Deixe um comentário