Entre os dias 7, 8 e 9 de setembro, o Encontros de Interrogação volta a ocupar a sede do Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, compartilhando com o público debates e inquietações que atravessam a literatura brasileira contemporânea. As mesas têm entrada franca, com ingressos distribuídos com meia hora de antecedência, e também podem ser acompanhadas pela internet, em transmissão ao vivo pelo site do Itaú Cultural. Confira a programação completa.
As intranquilidades da produção literária contemporânea quanto ao processo de criação, o papel da crítica e a inserção no mercado são algumas das questões propostas pelo evento, que em 2011 chega à sua sexta edição. São 11 debates, reunindo mais de 50 escritores. O destaque vai para Lygia Fagundes Telles, homenageada pelo evento, que participa de uma mesa no dia 7 ao lado de Fabricio Carpinejar, Marcelino Freire, Maria José Silveira e Flávio Carneiro. Confira no final do post uma entrevista concedida pela autora ao programa Jogo de Ideias.
A proposta do evento é discutir as angústias de ficcionistas, poetas e críticos literários. “Por que devemos tentar organizar algo cuja beleza vem justamente da desorganização?”, perguntam os curadores Claudia Nina e Thiago Rosenberg, pontuando as primeiras interrogações trazidas pelo evento. Ainda segundo os curadores, o objetivo é “potencializar e defender a perplexidade”.
Entre os convidados deste ano estão Daniel Galera, João Anzanello Carrascoza, Marçal Aquino, João Silvério Trevisan, Joca Reiners Terron, Nelson de Oliveira, Paulo Scott, Carola Saavedra, Frederico Barbosa, Luiz Ruffato, Ronaldo Correia de Brito, Fernando Bonassi, João Paulo Cuenca, Luiz Vilela, Paloma Vidal, André Vallias, Claudio Daniel, João Cezar de Castro Rocha, Ivana Arruda Leite, Maria Esther Maciel, Michel Laub e Regina Dalcastagnè.
Abaixo, a entrevista de Lygia Fagundes Telles, em dois vídeos:
Deixe um comentário