O departamento de Estudos Lusófonos da Sorbonne (Paris IV) frequentemente publica entrevistas com escritores de língua portuguesa em seu blog, além de resenhas, críticas e outras matérias relativas à literatura feita em português.
Recentemente foi a vez de Carola Saavedra. Além de trechos de suas obras, o blog divulgou dois vídeos gravados por professores do departamento, durante um encontro realizado em setembro de 2013 na universidade de Aarhaus, na Dinamarca. No primeiro vídeo a escritora fala sobre seu processo de escrita e no segundo comenta o romance Dois Rios da escritora e tradutora brasileira Tatiana Salem Levy.
As duas têm em comum uma história de migrações: Carola nasceu no Chile, em 1973, e se mudou para o Brasil com três anos de idade. Morou na Espanha, na França e na Alemanha, onde concluiu um mestrado em Comunicação. Tatiana, descendente de judeus turcos, nasceu durante a ditadura militar, quando a família estava exilada em Portugal. Nove meses depois do nascimento, voltaram para o Brasil beneficiados pela Lei da Anistia. Morou na França e nos Estados Unidos durante seu doutorado.
Confira entrevistas de ambas durante os Encontros de Interrogação 2011, realizados no Itaú Cultural.
Carola Saavedra:
Tatiana Salem Levy:
Deixe um comentário