O VI Colóquio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea – o local, o nacional, o internacional acontece na Espanha, de 25 a 27 de janeiro de 2016, fruto de parceria entre Universidade de Santiago de Compostela (USC) e Universidade de Brasília (UnB). O local do evento será a Faculdade de Filologia – Sala de Graus, da USC. Coordenam o trabalho as professoras Carmen Villarino (da USC, mapeada do Conexões) e Regina Dalcastagnè (UnB).
[post atualizado]
Nas palavras da organização do evento:
A literatura brasileira se defronta, no momento, com uma série de exigências. De um lado, estão as novas vozes sociais – vindas de mulheres, negros, trabalhadores, moradores da periferia – que pressionam por um espaço onde possam, enfim, expressar o mundo, se legitimar e ser ouvidas. De outro, há um impulso à internacionalização, com investimentos públicos em feiras, viagens de escritores ao exterior e traduções. O trânsito entre os dois polos é intenso e, às vezes, acidentado, afinal, está em jogo, também, uma imagem de Brasil que se pretende sustentar ou questionar. Daí a necessidade de se refletir sobre a produção literária atual a partir de diferentes ângulos, acompanhando a perspectiva de diferentes agentes do campo literário e observando os deslocamentos entre centro(s) e periferia(s).
A programação já foi divulgada, está disponível no site do colóquio: http://brasilnausc.wix.com/vicoloquiolitbracon. Os interessados em assistir o evento, mas não têm apresentação programada, também devem acessar o site para realizar sua pré-inscrição.
Um dos resumos apresentados será: Projeção e promoção da literatura brasileira contemporânea através da revista Machado de Assis Magazine (2012-2015), pela profª. Carmen Villarino. O objetivo será analisar o papel da revista nas dinâmicas atuais de internacionalização da produção literária brasileira. A publicação é fruto de uma cooperação entre a Fundação Biblioteca Nacional e o Itaú Cultural e se insere no contexto do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior. Sua edição mais recente é a sétima, lançada no final de 2015.
Como nos eventos anteriores, o colóquio é resultado dos diálogos já estabelecidos entre o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (UnB) e especialistas da área de diferentes universidades europeias, do Brasil, dos Estados Unidos e da Argentina, que trazem duas diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.
Assista o depoimento da professora Carmen Villarino para o Conexões.
E também uma entrevista realizada com a profª. Regina Dalcastagnè sobre Literatura Contemporânea.
Deixe um comentário