III Congresso Internacional “O Ensino do Português Brasileiro na Universidade Italiana”
em 30/05/2018

Nos dias 11 e 12 de junho de 2018 o Centro Cultural Brasil-Itália, em Roma, recebe a terceira edição do Congresso Internacional “O Ensino do Português Brasileiro na Universidade Italiana”, com o tema: Estratégias linguísticas e tradutórias nas salas de aula de PLE (L-LIN/09). O ingresso é livre, sujeito à lotação do auditório do CCBI (Praça Navona, 18, Roma).

 

O evento é realizado pela Rede Brasil Cultural e Centro Cultural Brasil-Itália, com organização científica de Gian Luigi De Rosa, Monica Lupetti e Salvador Pippa e apoios da Associazione di Studi di Lingua Portoghese (ASLP) e da Universidade de Pisa. Confira a seguir a programação.

 

III Congresso Internacional “O Ensino do Português Brasileiro na Universidade Italiana”

Auditório do CCBI – Praça Navon, 18 – Roma

Ingresso livre (sujeito à lotação)

Informações: ccbi.roma@itamaraty.gov.br – 06 683 98 275 / 285 / 803

 

 

11 de junho (segunda)

 

10h

Solenidade de Abertura: Daniela Dornelas Cavalcanti, Diretora do Centro Cultural Brasil-Itália

 

10h10 – 10h30

Mesa de Abertura: Gian Luigi De Rosa, Monica Lupetti e Salvador Pippa

 

10h30 – 12h30

Conferência Plenária

Chair: Vânia Casseb-Galvão

Maria Helena de Moura Neves, Professora Emérita da UNESP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) – A gramática a partir de textos, no ensino do português brasileiro

 

 

14h30 – 15h30

Mesa Redonda: Ensino e Gramática 1

Chair: Salvador Pippa

Lívia Assunção Cecílio (Unibo) – A avaliação da competência linguística dos aprendizes de português como língua estrangeira.

Salvador Pippa (Roma Tre) – Gramática e textualidade: ideias para a didática do PLE

Monica Lupetti (Unipi) – Interlíngua e predicação: mostrando evidências da aprendizagem do PLE

 

15h30 – 16h30

Mesa Redonda: Rede de Estudos da Língua Portuguesa ao Redor do Mundo – CNPQ

Chair: Gian Luigi De Rosa

Vânia Casseb-Galvão (UFG)

Sinval Martins (UFG)

Katia de Abreu Chulata (UniCH)

 

17h00 – 18h20

Mesa Redonda: Ensino e Gramática 2

Chair: Maria Grazia Russo

Francesco Morleo (Unisalento) – O uso de corpora na aprendizagem do PLE

Caterina Varasano (Unisalento/Istituto Calasso)

Elia Tarantino (Universidade do Minho/Istituto Calasso) – O ensino do PLE como disciplina curricular na escola italiana: o caso do I.I.S.S. Calasso de Lecce

Maria Antonietta Rossi (Unistrasi) – A didatização do gênero textual do anúncio publicitário na aula de PLE para a aprendizagem do imperativo em PE e PB.

 

 

12 de junho (terça)

 

9h30 – 10h30

Mesa Redonda: Ensino e Gramática 3

Chair: Monica Lupetti

Cecília Santanché (UniCH) – “The blended learning” no contexto universitário italiano.

Maria Grazia Russo (Unint) – O ensino do português brasileiro na Argentina: o caso das escolas italianas depois do TFA

Roberto Mulinacci (Unibo) – Ensino do português brasileiro e variação linguística

 

10h30 – 11h10

Mesa Redonda: Ensino e Gramática 4

Chair: Roberto Mulinacci

Vanessa Castagna (Ca’ Foscari) – Desenvolvimento de competências linguísticas e culturais em alunos de PB através da prática reflexiva de tradução: desafios da literatura infantil

Carla Faria de Souza (Ca’ Foscari/SSLMIT-Units) – Desenvolvimento de competências linguísticas e culturais em alunos de PB através da prática reflexiva de tradução: explorando experiências

 

 

11h30 – 12h10

Mesa Redonda: Ensino e Gramática 5

Chair: Sinval Martins

Gian Luigi De Rosa (Unisalento) – O discurso científico mediado pela web no ensino do PB na Itália

Helena Bonito C. Pereira (Universidade Presbiteriana Mackenzie) – A literatura brasileira no ensino do português brasileiro para estrangeiros

 

13h – 14h

Mesa de Encerramento

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.