Nos dias 11 e 12 de junho de 2018 o Centro Cultural Brasil-Itália, em Roma, recebe a terceira edição do Congresso Internacional “O Ensino do Português Brasileiro na Universidade Italiana”, com o tema: Estratégias linguísticas e tradutórias nas salas de aula de PLE (L-LIN/09). O ingresso é livre, sujeito à lotação do auditório do CCBI (Praça Navona, 18, Roma).
O evento é realizado pela Rede Brasil Cultural e Centro Cultural Brasil-Itália, com organização científica de Gian Luigi De Rosa, Monica Lupetti e Salvador Pippa e apoios da Associazione di Studi di Lingua Portoghese (ASLP) e da Universidade de Pisa. Confira a seguir a programação.
III Congresso Internacional “O Ensino do Português Brasileiro na Universidade Italiana”
Auditório do CCBI – Praça Navon, 18 – Roma
Ingresso livre (sujeito à lotação)
Informações: ccbi.roma@itamaraty.gov.br – 06 683 98 275 / 285 / 803
11 de junho (segunda)
10h
Solenidade de Abertura: Daniela Dornelas Cavalcanti, Diretora do Centro Cultural Brasil-Itália
10h10 – 10h30
Mesa de Abertura: Gian Luigi De Rosa, Monica Lupetti e Salvador Pippa
10h30 – 12h30
Conferência Plenária
Chair: Vânia Casseb-Galvão
Maria Helena de Moura Neves, Professora Emérita da UNESP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) – A gramática a partir de textos, no ensino do português brasileiro
14h30 – 15h30
Mesa Redonda: Ensino e Gramática 1
Chair: Salvador Pippa
Lívia Assunção Cecílio (Unibo) – A avaliação da competência linguística dos aprendizes de português como língua estrangeira.
Salvador Pippa (Roma Tre) – Gramática e textualidade: ideias para a didática do PLE
Monica Lupetti (Unipi) – Interlíngua e predicação: mostrando evidências da aprendizagem do PLE
15h30 – 16h30
Mesa Redonda: Rede de Estudos da Língua Portuguesa ao Redor do Mundo – CNPQ
Chair: Gian Luigi De Rosa
Vânia Casseb-Galvão (UFG)
Sinval Martins (UFG)
Katia de Abreu Chulata (UniCH)
17h00 – 18h20
Mesa Redonda: Ensino e Gramática 2
Chair: Maria Grazia Russo
Francesco Morleo (Unisalento) – O uso de corpora na aprendizagem do PLE
Caterina Varasano (Unisalento/Istituto Calasso)
Elia Tarantino (Universidade do Minho/Istituto Calasso) – O ensino do PLE como disciplina curricular na escola italiana: o caso do I.I.S.S. Calasso de Lecce
Maria Antonietta Rossi (Unistrasi) – A didatização do gênero textual do anúncio publicitário na aula de PLE para a aprendizagem do imperativo em PE e PB.
12 de junho (terça)
9h30 – 10h30
Mesa Redonda: Ensino e Gramática 3
Chair: Monica Lupetti
Cecília Santanché (UniCH) – “The blended learning” no contexto universitário italiano.
Maria Grazia Russo (Unint) – O ensino do português brasileiro na Argentina: o caso das escolas italianas depois do TFA
Roberto Mulinacci (Unibo) – Ensino do português brasileiro e variação linguística
10h30 – 11h10
Mesa Redonda: Ensino e Gramática 4
Chair: Roberto Mulinacci
Vanessa Castagna (Ca’ Foscari) – Desenvolvimento de competências linguísticas e culturais em alunos de PB através da prática reflexiva de tradução: desafios da literatura infantil
Carla Faria de Souza (Ca’ Foscari/SSLMIT-Units) – Desenvolvimento de competências linguísticas e culturais em alunos de PB através da prática reflexiva de tradução: explorando experiências
11h30 – 12h10
Mesa Redonda: Ensino e Gramática 5
Chair: Sinval Martins
Gian Luigi De Rosa (Unisalento) – O discurso científico mediado pela web no ensino do PB na Itália
Helena Bonito C. Pereira (Universidade Presbiteriana Mackenzie) – A literatura brasileira no ensino do português brasileiro para estrangeiros
13h – 14h
Mesa de Encerramento
Deixe um comentário