Começou ontem a Feira do Livro Infantil de Bolonha, o maior evento internacional de literatura infanto-juvenil, que acontece desde 1963.
O Brasil é o país homenageado esse ano, apresentando 63 ilustrações de artistas brasileiros e 40 editoras nacionais, mais do que o dobro levado nos últimos anos. Entre os 53 escritores e ilustradores brasileiros presentes na feira, estão Ziraldo, Roger Mello, Angela Lago, Eva Furnari, Ana Maria Machado e Ruth Rocha.
E para destacar ainda mais a participação brasileira: ontem foi divulgado divulgado o resultado do prêmio Hans Christian Andersen, do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), um prêmio bienal que é considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil, atribuído a ilustradores e escritores desde 1956. O brasiliense Roger Mello venceu na categoria ilustração, ao lado da escritora japonesa Nahoko Uehashi.
Roger Mello é o primeiro ilustrador brasileiro a vencer nessa categoria. Foi um dos indicados em 2010. Nascido em 1965, recebeu o prêmio suíço Espace-Enfants em 2002 e no mesmo ano foi vencedor do prêmio Jabuti nas categorias literatura infanto-juvenil e ilustração com Meninos do Mangue. Teve vários trabalhos premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
O brasileiro concorreu com outros 29 ilustradores e os cinco finalistas eram o francês François Place, o alemão Rotraut Susanne Berner, o norueguês Oyvind Torseter, a sueca Eva Lindström e o inglês John Burningham.
Mello esteve presente nos Encontros de Interrogação no Itaú Cultural em 2004. Confira o vídeo em que fala sobre sua relação criativa com o universo infanto-juvenil, e sobre as crianças não como público alvo, mas como motivo:
O jornal O Povo compilou trabalhos do ilustrador. Confira.
Na Feira de Bolonha, escritores, ilustradores, editores, agentes literários e leitores estarão participando de lançamentos, mesas-redondas, debates e sessões de autógrafos. até quinta-feira, dia 27.
Deixe um comentário