Em Brasília, entre os dias 25 e 27 de março, ocorre a Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial. O evento ocorre no Palácio Itamaraty, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, que atualmente ocupa a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A Conferência conta com a participação de representantes governamentais, acadêmicos, escritores, jornalistas, editores, cientistas, empresários e outros representantes da sociedade civil para debater as oportunidades, desafios e instrumentos para a difusão da língua portuguesa e sua crescente projeção no cenário internacional.
A Conferência será dividida em dois segmentos. O segmento público, de 25 a 27 de março, reúne as delegações governamentais e representantes da sociedade civil em torno de temas relevantes para a valorização e projeção da língua portuguesa no cenário internacional. Por exemplo, o fortalecimento do ensino do idioma, sua implantação em foros multilaterais, o desenvolvimento do Acordo Ortográfico e formas de difusão pública da língua.
Já o segmento técnico-governamental ocorre nos dias 29 e 30 de março, e conta com as delegações dos governos para analisar propostas passíveis de compor um programa de ações em matéria de projeção da língua portuguesa, a ser encaminhado à VI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade, no dia 31 de março.
A participação na programação depende de convite do Ministério das Relações Exteriores, mas a agenda cultural do evento é aberta ao público.
Deixe um comentário