Literatura periférica e saraus brasileiros em revista da Universidade de Barcelona
em 19/07/2017

O sexto número da revista Abriu: Estudos de Textualidade do Brasil, Galicia e Portugal, da Universitat de Barcelona, traz uma seção de monografias intitulada Literatura Brasileira Atual e Desafios do Contemporâneo, coordenada por Carmen Villarino Pardo, professora de literatura brasileira da Universidade de Santiago de Compostela.


Dois dos textos destacam a literatura periférica e os saraus brasileiros, contando um pouco também da atuação do instituto Itaú Cultural em relação ao tema. Podem ser lidos e baixados a seguir:


La Desterritorialización e Internacionalización de los Saraus de las Periferias de São PauloLucía Tennina (Universidade de Buenos Aires)
Os saraus das periferias de São Paulo têm papel central na literatura brasileira contemporânea. Os encontros com declamação e leitura de poesias acontecem em bares de diferentes bairros periféricos da cidade, a partir de 2001. E atualmente vivem uma nova fase, superando o território como elemento determinante, alcançando uma dimensão virtual e transnacional.


Literatura e Sarau: Implicações Políticas – Rejane Pivetta de Oliveira (UniRitter – Porto Alegre) e Tiago Pellizzaro (Centro Universitário Uniftec – Caxias do Sul)
O artigo propõe a discussão sobre o fenômeno dos saraus nas periferias das grandes cidades brasileiras, tomando como casos exemplares o Sarau da Cooperifa, organizado por Sérgio Vaz, e o Sarau Suburbano, sob o comando de Alessandro Buzo. Trata-se de compreender como se organizam e as funções culturais que desempenham, nos termos de uma reflexão sobre a literatura como prática cultural com implicações estéticas e políticas.



Os demais textos da seção:


Literatura Brasileira Atual e Desafios do Contemporâneo – Carmen Villarino Pardo


Ficcionistas, Universitários e as Restrições no Campo Literário Brasileiro Hoje – Jefferson Agostini Mello


Entre Gambiarras e Deslocamentos: Assinado Marcelo Mirisola – Luciene Azevedo


Minimalismo e Sociabilidade em Crise: Máscaras da Alteridade nas Obras de Marcelino Freire e André Sant’Anna – Ângela Maria Dias


Acesse também o conteúdo completo da revista Abriu número 6.


Links relacionados a autores citados nos textos:

– Ferréz

– Sérgio Vaz

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.