A versão em alemão da graphic novel Angola Janga, do quadrinista Marcelo D’Salete, ganhou o prêmio Rudolph Dirks Award 2019, na categoria América do Sul – Roteiro, em Dortmund, Alemanha. A seleção é realizada por um grupo de mais de 100 profissionais da área editorial e dos quadrinhos anualmente, desde 2016.
A obra brasileira em quadrinhos (ou banda desenhada, como a forma de expressão é conhecida em Portugal) trata de histórias do Quilombo dos Palmares e demorou onze anos para ser produzida, com base em pesquisa histórica. Foi lançada em alemão pela editora austríaca Bahoe Books, com tradução de Lea Hubner e tem ainda versões em inglês (pela Fantagraphics), francês (Ça et Là), espanhol (Flow Press Media), polonês (Timof), além de uma versão portuguesa (editora Polvo). O livro foi publicado originalmente no Brasil pela editora Veneta.
Para a lista completa dos vencedores, visite o site do Rudolph Dirks Award.
Leia um trecho da obra em alemão e também um pouco do livro em português, neste trecho compartilhado pelo autor.
Angola Janga atualmente é também tema de uma exposição em Portugal, na livraria e galeria Tinta dos Livros, em Lisboa, e segue lá até início de janeiro de 2020.
A seguir, uma entrevista concedida pelo autor ao Itaú Cultural, sobre sua trajetória.
Confira ainda a playlist do Itaú Cultural com autores de quadrinhos brasileiros.
Deixe um comentário