Luciana Villas-Boas – “É preciso recuperar o público brasileiro”
em 22/04/2009

Diretora do maior grupo editorial brasileiro de obras gerais, Luciana Villas-Boas foi jornalista da área cultural por muitos anos.
Sob sua responsabilidade editorial, a Record possui um extenso catálogo de autores brasileiros e traduzidos, que vai do Prêmio Nobel Gabriel Garcia Márquez a Cristóvão Tezza, ganhador da edição de 2008 do Premio Portugal Telecom de Literatura, aos quais fazem companhia centenas de autores.
A experiência de Luciana na venda de direitos de autores brasileiros no exterior foi o objeto da entrevista que concedeu quando participava do I Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural.

No primeiro segmento de sua entrevista, Luciana Villas-Boas comenta sobre as dificuldades para a divulgação e venda de direitos autorais de autores brasileiros no exterior.

O prestígio pessoal conta? Luciana Villas-Boas comenta como a sua posição de diretora editorial de uma grande casa publicadora ajuda a vender… desde que os autores brasileiros tenham conquistado o público interno.

A qualidade das traduções de autores brasileiros e as dificuldades de encontrar leitores-avaliadores que dominem o português no mercado internacional. Isso e a falta de políticas públicas eficazes de apoio à tradução estão no terceiro segmento da entrevista de Luciana Villas-Boas.

As dificuldades da literatura brasileira contemporânea de alcançar um amplo público interno como elemento que dificulta a divulgação da nossa literatura no exterior é o tema do último segmento da entrevista de Luciana Villas-Boas.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.