Pesquisa de João Cezar de C. Rocha Vira Semana Acadêmica no México
em 07/10/2014

A Universidade Iberoamericana Cidade do México organiza, de 06 a 10 de outubro, a Semana de Teoria Mimética na Ibero – com o Professor João Cezar de Castro Rocha.

O evento se organiza em torno da apresentação e discussão do livro: ¿Culturas shakespearianas? Teoría Mimética y América Latina, publicado no México pela ITESO/Universidad Iberoamericana como resultado da Cátedra Eusebio Francisco Kino, na qual João Cezar lecionou um curso sobre o tema. No Brasil, o livro sai em 2015, pela Editora É Realizações; e nos Estados Unidos pela Michigan State University Press, em 2016 – o ano de celebração dos 500 anos da morte de Shakespeare.

Além de um curso sobre o tema, que já esta acontecendo, nos dias 09 e 10 um Colóquio Internacional discutirá os conceitos propostos por João Cezar como uma nova forma de compreender a violência endêmica nas culturas latino-americanas, com o título: “La Interdividualidad colectiva: sobre las paradojas de la invisibilización social del outro”.

 João Cezar de Castro Rocha, além de consultor do Conexões Itaú Cultural, é professor de literatura comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Publicou, entre outros, os livros ¿Culturas Shakespearianas? Teoría Mimética y América Latina (ITESO/Universidad Iberoamericana e É Realizações Editora, 2014) e Machado de Assis: Por uma Poética da Emulação (Civilização Brasileira, 2013).

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.