Em 2012, o Festival de Poesia de Berlim (Poesiefestival Berlin) dedicará sua tradicional Oficina de Tradução à poesia brasileira. O curador do projeto é o poeta Ricardo Domeneck, brasileiro radicado na cidade.
O festival é um dos maiores da Europa, e está em sua 13a edição, a ser realizada entre 1º e 9 de junho. Na oficina, seis poetas brasileiros e seis alemães, mediados por um tradutor, adaptarão as obras uns dos outros, ao longo de uma semana de trabalho. Jussara Salazar, Horácio Costa, Ricardo Aleixo, Marcos Siscar, Dirceu Villa e Érica Zíngano são os brasileiros. Do lado alemão, encontram-se Ann Cotten, Jan Wagner, Christian Lehnert, Ulf Stolterfoht, Barbara Köhler e Gerhard Falkner. O processo resultará em uma antologia binacional e bilíngue, a ser publicada em 2013 pelas editoras 7Letras, no Brasil, e Das Wunderhorn, na Alemanha.
Em 2008, o Festival dedicou o projeto à língua portuguesa. Este ano, especificamente à poesia brasileira. A escolha do Brasil para o festival deste ano segue a homenagem que a Feira do Livro de Frankfurt fará ao país em 2013. Também, o biênio 2013-2014 será o da Alemanha no Brasil, e há planos de promover um grande lançamento da antologia no Brasil.
Estamos divulgando este acontecimento cult no nosso blog Folha Verde News, nossa equipe considera a iniciativa excelente do Poesiefestival Berlin, bem como das editoras 7Letras, no Brasil, e Das Wunderhorn, na Alemanha. Um avanço para os autores e aliuteratura brasileira, sem muito espaço dentro do seu próprio país.
17.03.2012 | 10:51 Antônio de Pádua Padinha