Roger Mello: Vida e Trabalho Após o Grande Prêmio de Ilustração
em 13/05/2014

A conquista do prêmio Hans Christian Andersen, anunciado na Feira do Livro Infantil de Bologna em março deste ano, trouxe muitos efeitos ao ilustrador brasileiro Roger Mello. Entre eles, diversas editoras internacionais interessadas em publicar seu livro e uma exposição de sua obra que está sendo montada no Japão.

Em entrevista para O Estado de S Paulo, Mello fala sobre os desdobramentos do prêmio para sua carreira e para a ilustração brasileira, sobre o mercado para ilustração e de sua trajetória como artista. Confira também a matéria feita a partir da conversa.

 O Prêmio Hans Christian Andersen é uma iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY),  um prêmio bienal que é considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil, atribuído a ilustradores e escritores desde 1956. O brasiliense Roger Mello venceu na categoria ilustração, ao lado da escritora japonesa Nahoko Uehashi.

Roger Mello é o primeiro ilustrador brasileiro a vencer nessa categoria. Foi um dos indicados em 2010. Nascido em 1965, recebeu o prêmio suíço Espace-Enfants em 2002 e no mesmo ano foi vencedor do prêmio Jabuti nas categorias literatura infanto-juvenil e ilustração com Meninos do Mangue. Teve vários trabalhos premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

O brasileiro concorreu com outros 29 ilustradores e os cinco finalistas eram o francês François Place, o alemão Rotraut Susanne Berner, o norueguês Oyvind Torseter, a sueca Eva Lindström e o inglês John Burningham.

Mello esteve presente nos Encontros de Interrogação no Itaú Cultural em 2004. Confira o vídeo em que fala sobre sua relação criativa com o universo infanto-juvenil, e sobre as crianças não como público alvo, mas como motivo:

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.