Rogério Sganzerla: inédito, manuscrito, datiloscrito
em 04/02/2011

No segundo semestre do ano passado, sob curadoria de Joel Pizzini, o Instituto Itaú Cultural foi literalmente ocupado pelo espírito criador livre e libertário do cineasta catarinense Rogério Sganzerla. A Ocupação Rogério Sganzerla expôs ao público documentos inéditos, entre textos, fotos e projetos, promoveu a exibição de filmes do autor e debates com figuras cruciais para se entender a produção cinematográfica de Sganzerla e de seu contexto de ação e pensamento.

O espectador ainda pode acessar os debates, conferir depoimentos (de cineastas como Andrea Tonacci, Julio Bressane, José Mojica Marins, Jean-Claude Bernardet e Carlos Reichenbach), trechos de filmes (inclusive material bruto de dois projetos não realizados: Carnaval na Lama e Fora do Baralho), originais de roteiros e textos críticos e diversos outros materiais no site da Ocupação.

O leitor também: no canal do instituto no Issuu está disponível, além da revista produzida para o evento (com análises, depoimentos e entrevistas), um vasto material inédito para leitura. Roteiros de filmes como Abismu (1977) e documentos referentes a filmes não realizados, como as anotações e desenhos para Carnaval na Lama, Capitão do Cangaço e Bestacity. Sganzerla reuniu um vasto acervo de cadernos e pastas, anotações, argumentos e roteiros que revelam o processo de criação do cineasta e a maneira como pensava e concebia as sequências de suas obras. Um universo rico e explosivo, que agora é possível começar a vislumbrar.

Para ter acesso ao material, basta criar uma conta no Issuu. A assinatura é gratis.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.