The Collector of Leftover Souls, de Eliane Brum, é selecionado para o Prêmio Nacional de Literatura dos Estados Unidos
em 18/09/2019

 

 

Eliane Brum, autora do livro de não ficção Coluna Prestes – o Avesso da Lenda e do romance Uma Duas, foi indicada ao Prêmio Nacional de Literatura dos Estados Unidos, na categoria de obras traduzidas ao inglês.

 

Seu livro de reportagens The Collector of Leftover Souls, traduzido por Diane Grosklaus Whitty, foi um dos dez selecionados entre as 145 obras propostas pelo júri da National Book Foundation, que no dia 8 de outubro anunciará os cinco finalistas. Os ganhadores serão divulgados em 20 de novembro.

 

Em 2018, ano em que a categoria de obras traduzidas foi criada, a vencedora foi a escritora japonesa Yoko Tawada, com o livro The Emissary, que foi traduzido por Margaret Mitsutani.

 

Além de escritora e jornalista, Brum fez sua estreia como documentarista com Uma História Severina (2005) sobre a saga da pernambucana Severina em busca de autorização judicial para interromper a gestação. Neste projeto, a direção e o roteiro foram divididos com a antropóloga Debora Diniz.

 

Em 2017, Brum dirigiu o documentário Eu+1 – uma jornada de saúde mental na Amazônia, sobre um grupo voluntário de psicanalistas, psicólogos e uma psiquiatra, que atuaram de forma junto à população expulsa do Xingu para a construção da Hidrelétrica de Belo Monte.

 

 

Saiba mais:

 

Livro de Eliane Brum concorre ao Prêmio Nacional de Literatura dos EUA

 

Eliane Brum – Encontros de Interrogação (2015)

 

 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.