A Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) realiza de 7 a 11 de agosto a 15ª edição de seu congresso internacional, sob o tema geral Textualidades Contemporâneas. Associação civil de caráter cultural sem fins lucrativos que congrega professores universitários, pesquisadores e estudiosos da área, a entidade fez questão de reafirmar nesta semana que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está mantida como sede do evento, apesar da suspensão do ano letivo (nota oficial da Abralic).
O congresso receberá 76 simpósios e cerca de 1.350 palestrantes. Nas sessões plenárias, serão 65 convidados, brasileiros e estrangeiros. Haverá ainda espetáculos musicais, encenação teatral e projeção de filme.
O mapeamento da literatura brasileira no exterior produzido pelo Conexões Itaú Cultural será tratado na mesa plenária Literatura Brasileira: Internacionalização?, no dia 11 de agosto (sexta), às 11h30. Participam da conversa o antropólogo e jornalista Felipe Lindoso (consultor do Conexões), o jornalista Claudiney Ferreira (gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, área responsável pelo programa), que atua como coordenador da mesa, Eliane da Conceição Silva (Unesp Araraquara) e Izabella Borges (Université Paris-Sorbonne/Éditions Envolume).
A programação do XV Congresso Internacional da Abralic pode ser acessada neste link. Outras informações estão disponíveis no site e na fanpage oficiais da entidade.
Deixe um comentário