Conexões e Brazilian Publishers em Encontro no Itaú Cultural
em 11/06/2014

Na segunda-feira, 09 de junho, tivemos no Itaú Cultural uma coletiva de imprensa realizada em parceria com a Brazilian Publishers – projeto setorial de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria firmada entre a Câmara Brasileira do Livro – CBL e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O Conexões Itaú Cultural foi apresentado por Felipe Lindoso e Rita Palmeira, curador e pesquisadora do projeto, que apresentaram, entre diversos tópicos, a meta de atingir 2.000 mapeados, ou seja, pesquisadores e professores que trabalham com literatura brasileira no exterior. No momento passamos dos 300 e a rede se amplia de forma cada vez mais acelerada e consistente – um processo contínuo de aprimoramento do Banco de Dados.

Em seguida três profissionais do mercado editorial falaram de suas experiências no exterior:

 Julio César Guzmán –  editor de multimídia do Caderno de Cultura e Entretenimento do jornal diário “El Tiempo” -, falou do crescente interesse pela literatura brasileira na Colômbia.

Anne-Laure Walters –  jornalista  da revista literária “LivresHebdo” – apresentou dados como a liderança do mercado literário francês por livrarias independentes, uma vez que os preços dos livros são fixos no país. O português é a 11a língua traduzida na França mas ainda não é comum que se façam traduções diretamente do português, as versões adaptadas do inglês traduzido ainda são mais numerosas. Walters fez menção a Anacaona – editora francesa que só traduz títulos brasileiros.

Styrbjorn Gustafsson é diretor da sueca Tranan Editorial, editora reconhecida pela  diversidade de seu catálogo e pelas obras traduzidas de diversos países que já lançou livros de Paulo Lins, Bernardo Carvalho, Clarice Lispector, João Ubaldo Ribeiro, Chico Buarque e Ferreira Gullar.  Afirma que o Brasil é bastante conhecido na Suécia mas bem menos pela literatura do que pela música, gastronomia e futebol. Na maior livraria do país encontram-se 50 títulos, no total, de autores provenientes da América Latina, Ásia e África. Ou seja, um mercado a ser, ainda, bastante expandido para além da produção européia e norte-americana.

Confira vídeo sobre a Brazilian Publishers:

 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.