A professora de literatura brasileira na Universidade de Lisboa – e mapeada do Conexões Itaú Cultural – Alva Teixeiro acaba de ser premiada pelo Itamarati com o ensaio A linha de sombra de uma suspeita lição de zoologia, a partir de sua pesquisa sobre Lygia Fagundes Telles.
O prêmio vem do IV Concurso Internacional de Monografias, que o Itamarati desenvolve desde 2005 para divulgar a literatura brasileira no exterior. A cada ano é anunciado um autor brasileiro como tema das monografias. A escritora paulista, ocupante da cadeira 16 na Academia Brasileira de Letras, foi o tema deste ano.
Alva obteve a nota mais alta no resultado divulgado pela comissão julgadora. Os cinco ensaios premiados serão publicados pelo Ministério das Relações Exteriores, em livro de distribuição gratuita e voltado à difusão da cultura brasileira.
Nascida na Espanha e residente em Lisboa, a professora e pesquisadora desenvolve, no momento, projeto sobre a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen e suas relações com a poesia brasileira contemporânea. É autora de “Maktub: da retórica na ficção de Raduan Nassar” (2006) e de “O herói incómodo: utopia e pessimismo no teatro de Hilda Hilst” (2009).
Confira seu depoimento para o Conexões Itaú Cultural de 2012.
Confira também a participação da autora Lygia Fagundes Telles no Jogo de Ideias:
Olá!
Sou uma das premiadas do concurso de literatura sobre Lygia Fagundes Telles e gostaria de obter o contato da professora Alva Teixeiro. Meu nome é Cristina Bezerra e agradeço qualquer informação de como contactá-la.
Obrigada!
12.03.2014 | 21:43 Cristina