A partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta, 10 de novembro, o Itaú Cultural transmite ao vivo o último debate do 10° Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, que trata da recepção internacional do trabalho da escritora Conceição Evaristo.
A autora debate com sua editora francesa, Paula Anacaona, com mediação do jornalista Claudiney Ferreira. O objetivo é discutir a percepção que os estrangeiros têm das obras da autora mineira, que, cercadas de referências ao Brasil, contemplam temas mundiais como o racismo e o machismo.
Conceição Evaristo é romancista, contista e poeta. É mestre em literatura brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Publicou os romances Ponciá Vicêncio e Becos da Memória; os livros de contos Insubmissas Lágrimas de Mulheres, Olhos d’Água e Histórias de Leves Enganos e Parecenças; poesias em Poemas da Recordação e Outros Movimentos; além de textos em diversas coletâneas. A escritora tambémfoi homenageada este ano na 34ª edição da Ocupação Itaú Cultural, evento que contemplou uma exposição e uma programação na sede do instituto.
Paula Anacaona é editora, tradutora e escritora. Fundou a editora Anacaona, especializada na publicação de literatura brasileira em francês.
A Recepção Internacional da Literatura de Conceição Evaristo | 10º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural
com Conceição Evaristo e Paula Anacaona
mediação Claudiney Ferreira
sexta 10 de novembro de 2017
às 20h (horário de Brasília)
Leia mais sobre o evento.
Confira o hotsite da Ocupação Conceição Evaristo.
Assista a depoimentos da autora em vídeo.
Leia o verbete sobre a escritora na Enciclopédia Itaú Cultural.
Deixe um comentário